02/11/2023 às 19h18min - Atualizada em 02/11/2023 às 19h18min

5 POSSIVEIS TEMAS PARA REDAÇÃO 2023

As provas do Enem 2023 serão realizadas em dois domingos diferentes, 5 e 12 de novembro.

Coluna da Equipe SuaveZ

Coluna da Equipe SuaveZ

A Oficina de Comunicação SuaveZ oferece aos jovens conhecimentos abrangentes sobre o conceito de comunicação e seus processos e meios, enquanto formas

Oficina de Comunicação SuaveZ
Por: Tória Terra - [email protected]
Conteúdo produzido exclusivamente pela Oficina de Comunicação SuaveZ. Imagem: Divulgação
As provas do Enem 2023 serão realizadas em dois domingos diferentes, 5 e 12 de novembro.

Calendário completo disponibilizado no edital oficial do exame.

Cuidado para não ficar entre os famosos "Atrasados do Enem". Atente-se aos horários:

Abertura do portão: 12h00
Fechamento dos portões: 13h00
Início das provas: 13h30
Término das provas 1.º dia: 19h00
Término das provas 2.º dia: 18h30

5 temas possíveis para redação 2023:

1.º — Cultura da ostentação:

Prejudicando o meio ambiente por ser uma cultura diretamente ligada ao consumismo, redes sociais e desigualdade social. Pessoas que acabam caindo no mundo do crime e golpe financeiro, muita das vezes para manter uma imagem. Uma sociedade aonde as relações sociais são mediadas pelas imagens e consumo, sendo vinculada pela mídia e marcado.

2.º — Desperdício de alimentos:

Desperdício feitos pelas grandes empresas e produtores de comida, antes da comida chegar no supermercado. Cerca de 46 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas, aponta portal segundo o IBGE, apresentando 30% de toda produção brasileira. Uma carga equivalente de 625 mil caminhões de alimento desperdiçado por ano. Sendo um prejuízo de US$ 700 bilhões de dólares do mundo de comida desperdiçada. Gerando varias questões para um projeto de interversão.

3.º — Gordofobia:

Uma forma de preconceito, de segregação, às vezes acaba passado batido. As pessoas gordas elas são privadas de alguns direitos básicos. Dificuldades para conseguir empregos, serem bem tratadas no sistema de saúde, para ter lazer e transportes. O tema abre vários impasses para serem melhorados.

4.º — SUS! Melhorias

Um tema amplo e envolve a saúde pública. Por ser uma tarefa coletiva dentre as cidades, estados e o país financiar o SUS. Sendo referencia ao redor do mundo. Um sistema de saúde eficiente, para cobrir basicamente o que precisa, porem o SUS tem uma série de limitações, em cima disso podemos prover melhorias.

5.º — DST — IST

Seguindo na área da saúde, DST (Doença Sexualmente Transmissível) sendo atualmente trocado pelo termo IST (Infecção Sexualmente Transmissível), por ser mais abrangente. Nos últimos 20 anos o aumento especialmente entre os jovens segundo a OMS adolescentes e jovens adultos são os que mais contribuem para esse aumento. Sendo assim entrar no ramo da conscientização e educação sexual.

Por: Tória Terra/Oficina de Comunicação SuaveZ 




 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp