03/04/2023 às 22h38min - Atualizada em 03/04/2023 às 22h38min

Por iniciativa do vereador Flávio Comajo Campanha Abril Marrom será instituída em Cajamar

De acordo com a legislação, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população cajamarense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira

Repotagem: Ricardo Rodrigues Pazin - [email protected]
Metrópole Regional
Projeto de Lei "Abril Marron" é de autoria do vereador Flávio Comajo (foto)
Por iniciativa do vereador Flávio Comajo (PP), Cajamar terá, a partir do próximo ano, a Campanha Abril Marrom, voltada à prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. O Projeto de Lei n° 1/2023 que institui a ação no calendário oficial do município foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na última sessão ordinaria, realizada no dia 29 de março. Agora o Projeto de Lei será encaminhado ao Poder Executivo para que o prefeito Danilo Joan (PSD) sancione a lei  
 
De acordo com o projeto de lei, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população cajamarense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. Na justificativa do projeto, o parlamentar Flávio Comajo apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estimam que 60% das cegueiras são evitáveis. “Isso significa que muitos brasileiros que são cegos poderiam não ser se tivessem recebido tratamento precocemente”, afirma o vereador.
 
Ele explica que muitas doenças relacionadas à visão não apresentam sintomas e, quando são descobertas, já estão em estágio bastante avançado e de difícil regressão. “Temos como exemplo o glaucoma, a maior causa de cegueira no mundo, sendo que, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas são portadoras da doença”, exemplifica.
 
“Portanto é imprescindível que campanhas como o Abril Marrom venham a conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado”, complementa. “Para tanto, é preciso reunir e organizar as iniciativas, que partam tanto do poder público quanto da iniciativa privada,” afirma Comajo. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.