10/04/2023 às 08h14min - Atualizada em 10/04/2023 às 08h14min

Prefeitura de Cajamar contrata seguranças e PM e GCM intensifica patrulhamento nas escolas municipais

Mesmo com as rondas escolares, a GCM de Cajamar vai intensificar o patrulhamento ostensivo nas 42 escolas da rede municipal de ensino, a partir desta segunda-feira (10).

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
Guardas Municipais e Polícia Militar iniciam operação Escola Segura em Cajamar a partir desta segunda-feira (10). Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cajamar irá contratar seguranças para reforçar o a segurança nas escolas da rede municipal de ensino. Além das rondas escolares já executadas pelos efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) e da PM (Polícia Militar), na 42 Unidades Municipais de Ensino terão profissionais especializados nos locais de acessos dos alunos e funcionários. “Esses seguranças serão contratados pela Prefeitura, por meio de licitação, para ficar na porta das 42 unidades do Colégio do Futuro durante todo o período de aulas. É uma medida necessária para garantir a segurança e tranquilidade de alunos, pais, professores e funcionários após os tristes e trágicos ataques registrados em escolas de São Paulo e Blumenau (SC)”, afirma o prefeito Danilo Joan (PSD).

REFORÇO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

Mesmo com as rondas escolares, a GCM de Cajamar vai intensificar o patrulhamento ostensivo nas 42 escolas da rede municipal de ensino, a partir desta segunda-feira (10). A ação busca combater e prevenir ocorrências dentro e no entorno das unidades de ensino. As ações se integram ao monitoramento por câmeras realizado pela Prefeitura de Cajamar. "Com os últimos acontecimentos que estão repercutindo na esfera da segurança pública nas unidades escolares, vamos aumentar o efetivo na entrada e saída dos alunos e profissionais da rede municipal de Educação, com agentes motorizados em rondas constantes nas imediações da área escolar", diz o comandante da GCM, Cássio Aparecido.

Ele explica que a ação será realizada em esquema de rodízio em todas as escolas da rede municipal. "Nosso objetivo é transmitir tranquilidade aos alunos, pais e funcionários, para que sintam a escola como um ambiente seguro e tranquilo", afirma. Ainda de acordo com o comandante, equipes especializadas das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), Rondas Ostensivas Municipais com Motocicletas (ROMO) e do CANIL da Guarda, irão realizar ações integradas de vigilância e identificação de pessoas suspeitas nas imediações das unidades escolares.

O reforço na segurança escolar da Cidade ocorre após ataques contra a vida de professores e estudantes ocorridos nos estados de São Paulo e Santa Catarina.

Em Blumenau (SC), um atentado vitimou quatro crianças e deixou outras cinco feridas em uma creche na última quarta-feira (5). No último dia 27, um aluno de 13 anos matou uma professora e feriu outras cinco pessoas dentro de uma escola em São Paulo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.