12/04/2023 às 09h54min - Atualizada em 12/04/2023 às 09h54min

Prefeitura de Cajamar dá início à operação ‘Escola Segura’

Medida foi colocada em prática nesta segunda-feira (10/04) e tem como objetivo a presença de agentes da GCM nas unidades da rede municipal de ensino, durante todo o período escolar.

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
A Lei n°43/2023 foi aprovada após decreto criado pelo prefeito Danilo Joan, visando maior segurança e prevenção aos alunos e funcionários das escolas municipais de Cajamar. Foto: Murilo Soares/SECOM

A Prefeitura de Cajamar, por meio das Secretarias de Educação e de Segurança, deu início nesta segunda-feira (10/abril) à operação “Escola Segura”, que consiste na presença de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) a todas as unidades da rede municipal de ensino. Para esta ação, equipes de todos os grupamentos vão participar para trazer mais tranquilidade à comunidade.

A iniciativa foi criada para somar às outras já existentes que contribuem com a segurança nas unidades, como a implantação de mais de 100 câmeras instaladas em todo território municipal, inclusive nas proximidades de escolas. Além de contribuir com esse aparato, a “Escola Segura” terá o poder de encurtar uma ação de intervenção caso seja necessária. Isso porque, com os guardas municipais presentes nas unidades escolares durante todo o período escolar, oferecendo uma resposta mais ágil e efetiva dada a localização dos agentes.

As polícias Militar e Civil foram comunicadas dessa operação por parte da administração municipal.

ESCOLAS ESTADUAIS 

O comando da Policia Militar em Cajamar também irá reforçar o patrulhamento nas ecolas, em especial as da Rede Estadual de Ensino. A operação Ronda Escolar deu inicio também nesta segunda-feira (10), com o aumento do efetivo de policiais militares em escalas especiais, com vistas especialmente nas regiões próximas as unidades escolares.  A Polícia Militar também informou que a operação nas escolas não afetará o patrulhamento pela cidade, sendo que a PM contará com apoio forças especializadas como equipes da Força Tática, equipes do 15º BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar), Canil do 26º Batalhão e equipes da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). 



ESCOLA MUNICIPAIS 

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil informou que estarão participando dessa iniciativa agentes da Patrulha Maria da Penha, Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo) e o Patrulhamento de Área.



PROGRAMA MUNICIPAL ESCOLA SEGURA  


O Programa Municipal Escola Segura, é um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal na última sexta-feira (7), que tem como objetivo garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação, mantendo um agente da guarda municipal à disposição de cada escola durante todo o período letivo.

A Lei n°43/2023 foi aprovada após decreto criado pelo prefeito Danilo Joan (PSD), visando maior segurança e prevenção aos alunos e funcionários das escolas municipais de Cajamar. Além da presença de segurança armado, a lei também determina que as escolas instalem detector de metal, de modo a impedir o acesso de qualquer pessoa portando objeto que possa comprometer a segurança e a integridade dos alunos. A instalação dos detectores será realizada gradativamente.

MAIS GUARDAS 

Para aumentar ainda mais a segurança, não somente nas escolas, mas de forma geral em Cajamar, a prefeitura convocou e empossou 60 novos Guardas Municipais  aprovados no concurso público realizado em 2020 para a GCM. Para completar, ainda haverá a criação de um novo grupamento que ficará encarregado de promover rondas escolares.

De acordo com o prefeito de Cajamar, Danilo Joan, a “Escola Segura”, de imediato, trará às famílias tranquilidade por saber que enquanto os alunos estiverem estudando, eles estarão seguros. “Estamos agindo para trazer tranquilidade para todos, desde professores e funcionários a famílias e estudantes," destacou.



Destaque nacional 



O município de Cajamar, foi a pioneira em um novo sistema de segurança em escolas públicas e privadas em todo o país. A cidade foi destaque nos jornais e TVs sendo de todo o país, sendo a primeira a aprovar um projeto de lei para colocar segurança armada nas escolas. Além disso, a prefeitura vai instalar detectores de metais nas entradas das escolas municipais.

Assista o Vídeo 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.