07/05/2023 às 08h39min - Atualizada em 07/05/2023 às 08h39min

Cajamar realiza palestra de conscientização sobre o Maio Laranja

O objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil e promover a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
A palestra contou com representantes e profissionais de escolas, saúde, poder público, Ministério Público, segurança e entidades. Foto: Murilo Soares/SECOM
Na última quinta-feira, 4 de maio, a Prefeitura de Cajamar em parceria com o Conselho Tutelar, CMDCA e a Escola do Legislativo realizou uma palestra na Câmara Municipal de Cajamar sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte das ações de conscientização que serão abordadas ao longo deste mês em alusão à campanha Maio Laranja.

 
A palestra foi ministrada pelos promotores de Justiça Ana Carolina e Eduardo Henrique, que detalharam os procedimentos que devem ser tomados por todos próximos à criança e ao adolescente, desde a família, passando pela escola, conselho tutelar, Creas, até chegar ao juiz.

 
O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social Niedson Filho, secretário de Educação Prof. Dr. Régis Souza, secretário de Saúde Enoque Garcia, representantes e profissionais de escolas, saúde, poder público, segurança e entidades que cuidam de crianças e adolescentes. O objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil e promover a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

 
SOBRE A CAMPANHA MAIO LARANJA
 
O Maio Laranja é uma campanha nacional que tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A data de 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.
 
A cada hora, três crianças são abusadas no país, sendo que cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Além disso, todos os anos, cerca de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país. Infelizmente, apenas 7,5% desses casos são denunciados às autoridades, o que sugere que esses números são ainda maiores.
 
É importante destacar que a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil é de todos nós. É responsabilidade da sociedade proteger as nossas crianças e adolescentes, que são o nosso futuro. Por isso, é fundamental discutir e provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, a fim de conscientizar e mobilizar a população para enfrentar esse grave problema.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp