23/05/2023 às 21h44min - Atualizada em 23/05/2023 às 21h44min

Puxada por Cajamar, região gera 1,9 mil postos de trabalho em março

Cidade foi a que mais criou empregos em março, com 738 novas vagas, segundo dados do Caged.

Reportagem: Ricardo Rodrigues Pazin - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
Interior do centro de distribuição do Mercado Livre no Cajamar. Foto: Eduardo Knapp/Folhapress
A região norte da Grande São Paulo gerou 1.2 mil novos postos de trabalho no mês de março de 2023. A região teve 8.8 mil contratações e 7.5 mil demissões no mês passado. Cajamar puxa a fila como a cidade que mais teve contratações, com um saldo de 738 novas carteiras assinadas.

Além de Cajamar, outras cinco cidades assinaram mais carteiras do que “deram baixa” em março deste ano: Santana de Parnaíba, Caieiras, Mairiporã, Francisco Morato e Franco da Rocha. Em Santana de Parnaíba, foram 434 empregos. Em Caieiras, 54. Já em Mairiporã, as admissões superaram as demissões em 34 carteiras, enquanto o saldo positivo em Francisco Morato foi de 28. O saldo em Franco da Rocha foi de 10.

No Estado de São Paulo o emprego formal aumentou 124% comparando os mesmos períodos, de acordo com os dados da Fundação Seade do Governo de São Paulo. Cajamar, ganhou destaque alcançando a 13ª cidade com mais geração de empregos e carteira assinada do Estado de São Paulo, entre os 645 municípios paulistas.

Somado a investimentos em programas de capacitação, a cidade obteve bons números na geração de empregos, ocupando a 5ª posição como melhor município do Brasil no quesito Economia e a 2ª colocação no quesito Empreendedorismo para cidades com até 100 mil habitantes, segundo o último Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta.
 
Cajamar abriga a maior concentração de galpões construídos no Brasil
 
Detentora do maior polo de condomínios logísticos de alto padrão do país, os grandes galpões chegaram no final dos anos 2000. Duas décadas depois, a cidade conta com quase 2 milhões de m² desses espaços de distribuição. Cajamar abriga os gigantes como Amazon, Magazine Luiza, Carrefour, Leroy Merlin e Mercado Livre.

Com 1,8 milhão de m², de estimativa da metragem de galpões presentes em Cajamar, segundo dados da empresa de consultoria Siila, o município abriga a maior concentração do país.

Segundo dados da Associação Comercial de São Paulo, Cajamar possui 145 empresas com galpões funcionando na cidade. Ainda de acordo com a Siila Consultoria, 86% dos novos galpões construídos no Brasil em 2021, foram erguidos em Cajamar. 40% das encomendas do e-commerce do país são despachadas de Cajamar.

Ranking de Carteira Assinada 

1º - Cajamar - 738
2º - Santana de Parnaíba - 434
3º - Caieiras - 54
4º - Mairiporã - 34
5º - Francisco Morato - 28
6º - Franco a Rocha - 10


 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp