28/05/2023 às 11h44min - Atualizada em 28/05/2023 às 11h44min

Vereador Saulo solicita aumento de vagas ou disponibilização de exame ‘BERA’ para crianças em Cajamar

O exame que tem como objetivo ajudar verificar a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

Por: Ricardo Rodrigues Pazin - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
O objetivo solicitação, afirmou o vereador Saulo (foto) é diminuir a fila de espera tendo em vista que temos poucas vagas mês pelo convênio com a Ateal e com o Grendacc. Foto: Reprodução
O aumento de vagas no municipio de Cajamar ou a disponibilização do exame BERA que é indicado principalmente para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém nascidos prematuros, crianças autistas ou com alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down, foi indicada na Câmara Municipal de Cajamar, pelo vice-presidente da Câmara, o vereador Saulo (PSD), por ser de suma importância na avaliação de todo o sistema auditivo.

O exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que tem como objetivo ajudar verificar a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico. 

Em sua justificativa, Saulo afirma que a alta demanda desse exame no município tanto para detectar e tratar precocemente distúrbios auditivos, mas também para ajudar no diagnóstico de crianças com suspeita de autismo, vêm aumentando significativamente em Cajamar “O objetivo da minha solicitação é diminuir a fila de espera tendo em vista que temos poucas vagas mês pelo convênio com a Ateal e com o Grendacc , sabemos o quão importante é o exame e o quanto o diagnóstico precoce é necessário”, disse o parlamentar. Além disso, observa Saulo, este exame também pode ser pedido em crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem, pois esse atraso pode ser um sinal de problemas auditivos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.