07/06/2023 às 10h49min - Atualizada em 07/06/2023 às 10h49min

Vereador Pingo propõe estudo para implantação do Programa Farmácia Viva em Cajamar

O programa, já implantado em diversas cidades do país, tem como objetivo promover o uso adequado de plantas medicinais e a preparação de remédios caseiros.

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
A iniciativa do vereador Pingo (foto) em sugerir a implantação do programa Farmácia Viva em Cajamar se inspira em experiências bem-sucedidas em outras cidades do país. Foto: Reprodução

O vereador Pingo (MDB) apresentou o Requerimento 93/2023 à Prefeitura de Cajamar sugerindo a realização de estudos de viabilidade para a implantação do programa Farmácia Viva no município. O programa, já implantado em diversas cidades do país, como Campinas, Fortaleza e Distrito Federal, tem como objetivo promover o uso adequado de plantas medicinais e a preparação de remédios caseiros.

O Farmácia Viva é um programa que pode ser realizado em três níveis de complexidade. O modelo 1 prevê a instalação de um Horto de Plantas Medicinais e a realização de trabalhos comunitários, nos quais a população recebe orientações sobre o uso correto das plantas medicinais e aprende a preparar remédios caseiros. Já o modelo 2 inclui, além do Horto de Plantas Medicinais, o beneficiamento primário e o desenvolvimento da agricultura familiar. E, por fim, o modelo 3 contempla a instalação do horto, a preparação de fitoterápicos em oficina farmacêutica e a prescrição e a dispensação de fitoterápicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A implantação do programa Farmácia Viva em Cajamar traria benefícios significativos para a população, pois promoveria o acesso a tratamentos alternativos e complementares, utilizando recursos naturais disponíveis na região. Além disso, estimularia a agricultura familiar e a produção local de fitoterápicos, fortalecendo a economia local e fomentando o uso sustentável dos recursos naturais.

Ao requerer o estudo de viabilidade para a implantação do programa, o vereador Pingo demonstra seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, buscando alternativas para ampliar o acesso a tratamentos e medicamentos de forma integrativa e sustentável. A iniciativa do vereador em sugerir a implantação do programa Farmácia Viva em Cajamar se inspira em experiências bem-sucedidas em outras cidades do país. "O programa tem se mostrado eficaz na promoção da saúde, na valorização da cultura popular e no fortalecimento da agricultura familiar, contribuindo para uma abordagem mais ampla e humanizada no cuidado com a saúde da população", afirmou o parlamentar.

A expectativa é que o requerimento do vereador seja avaliado pela Prefeitura de Cajamar, para que sejam realizados os estudos necessários e se possa analisar a viabilidade e os benefícios da implantação do programa Farmácia Viva no município.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp