18/06/2023 às 10h18min - Atualizada em 18/06/2023 às 10h18min

Luiz Gonzaga é o compositor mais tocado nas festas juninas

Na hora de embalar as festas juninas, algumas músicas são indispensáveis e, segundo o Ecad, Luiz Gonzaga reina na lista.

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
Ainda que não tenha marcado a primeira posição no ranking, Luiz Gonzaga se destaca no levantamento do Ecad (Divulgação)
A música é um elemento indissociável da festa junina. A fogueira, as bandeirinhas e os quitutes típicos até alegram o coração dos amantes das festividades da época, mas elas só estão completas se estiverem embaladas pelos acordes da sanfona e pelo som dos triângulos, dando vida e alegria. O baião, o xote, o xaxado, o forró e o sertanejo são apenas alguns dos ritmos que dão o tom dos arraiás e quermesses. Além disso, algumas canções mais clássicas foram tão intensamente agregadas aos eventos que são quase hinos juninos.
 
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou este mês uma lista com as 20 músicas mais tocadas em festas juninas nos últimos 10 anos e o resultado, em linhas gerais, não surpreende. No topo, não tem como ser outra: "Festa na roça", a composição instrumental dos sanfoneiros Mario Zan e Palmeira, é aquela que não fica de fora. Aliás, Mario, músico italiano radicado no Brasil, abre e fecha a lista do Ecad, pois a vigésima também é de sua autoria, "Marcando quadrilha". Fechando o top três estão "Olha pro céu", de Luiz Gonzaga e José Fernandes de Carvalho, em segundo lugar, e "O sanfoneiro só tocava isso" na terceira posição.
 
Legado nordestino
 
Muitas das músicas elencadas na lista do Ecad são de compositores nordestinos. Clara explica que a canção nordestina é a trilha sonora oficial desta celebração, que se tornou uma tradição cultural. "Eu vejo que consagra o gênero, não só como algo pop, mas como um patrimônio. Às vezes a pessoa conhece pela primeira vez um trio de forró, tem acesso a essa música na festa da igreja, na quermesse feita pelo ponto de cultura. Isso só difunde a importância do nordestino para a cultura brasileira", aponta a sanfoneira, que espera que a música acesse cada vez mais lugares garantindo sua valorização como representação cultural nordestina em detrimento de preconceitos.
 
Confira as 5 músicas mais tocadas nas festas juninas nos últimos 10 anos, segundo o Ecad:
 
1ª - "Festa na roça", de Palmeira e Mario Zan
 
2ª - "Olha pro céu", de Luiz Gonzaga e José Fernandes de Carvalho
 
3ª - "O sanfoneiro só tocava isso", de Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros
 
4ª - "Asa branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
 
5ª - "Pagode russo", de Luiz Gonzaga e João Silva
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp