22/06/2023 às 17h25min - Atualizada em 22/06/2023 às 17h25min

Vereador Adilson Aparecido propõe medidas para melhorar comunicação com pacientes do bairro do Ponunduva

O vereador também questionou se há possibilidade de criação de um serviço de entrega de guia de exames e agendamento de consultas exclusivamente para o bairro.

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
As questões apresentadas pelo vereador Adilson Aparecido (foto) visam melhorar a comunicação entre e os pacientes do bairro do Ponunduva, garantindo um atendimento mais eficiente.

O vereador Adilson Aparecido, do partido Republicamos, apresentou o Requerimento nº 143/2023 na Câmara Municipal de Cajamar, com o objetivo de buscar soluções para os problemas de comunicação enfrentados pelos munícipes do bairro do Ponunduva. O requerimento, foi aprovado dentro das normas regimentais da Casa de Leis propondo que o prefeito Danilo Joan (PSD), em conjunto com a secretaria competente, forneça informações sobre os procedimentos adotados quando a prefeitura não consegue entrar em contato com um paciente para marcar uma consulta ou exame médico.

O documento destaca a característica policêntrica da cidade, em que os principais bairros estão distantes entre si em média 10 km, e ressalta que o bairro do Ponunduva é um dos distritos mais afastados de Cajamar. Além disso, menciona que áreas do bairro não possuem cobertura adequada de sinal de telefonia celular, resultando em chamadas com falhas, queda de sinal e conexões lentas de internet.

Devido a essas limitações de comunicação, as unidades de saúde do município enfrentam dificuldades para entrar em contato e confirmar agendamentos de consulta e exames com os munícipes do bairro do Ponunduva. Muitas vezes, a cobertura de sinal das operadoras é ineficiente, impossibilitando o contato direto entre as unidades de saúde e os pacientes, resultando em perda de datas de consultas e exames.

Diante dessa problemática, o vereador Adilson Aparecido apresentou uma série de questionamentos para a prefeitura, incluindo os procedimentos adotados quando não é possível entrar em contato com um paciente, a existência de um período de tempo específico para aguardar resposta do paciente, as medidas tomadas para localizar e contatar pacientes cujos números de telefone fornecidos estão desatualizados ou são inválidos, a existência de sistemas alternativos de comunicação e como a prefeitura lida com casos em que a falta de contato pode resultar em atraso no atendimento ou no seguimento de um tratamento médico importante.

O vereador também questionou se há possibilidade de criação de um serviço de entrega de guia de exames e agendamento de consultas exclusivamente para o bairro do Ponunduva, bem como a viabilidade de instalação de uma linha de telefone fixa na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro.

As questões apresentadas pelo vereador Adilson Aparecido visam melhorar a comunicação entre a prefeitura e os pacientes do bairro do Ponunduva, garantindo um atendimento mais eficiente e evitando a perda de prazos e oportunidades de cuidados médicos necessários.

 


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