04/07/2023 às 15h21min - Atualizada em 04/07/2023 às 15h21min

Alunos de Cajamar passam para a 2ª fase das Olimpíadas Brasileira de Astronomia

A iniciativa tem como intuito fomentar o interesse dos estudantes pela Astronomia e pela ciência em geral

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
Seis alunos classificados foram convidados para participar da próxima etapa da Jornada de Foguetes que será realizada no Rio de Janeiro.

Os alunos das escolas municipais de Cajamar, EMEBs Demétrio Ponte e Iran Gonçalves Carnaúba participaram da Mostra Brasileira de Foguetes e três alunos de cada escola conseguiram excelente alcance no lançamento de seus próprios foguetes. Com esse desempenho, os seis alunos classificados foram convidados para participar da próxima etapa da Jornada de Foguetes que será realizada no Rio de Janeiro.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é um evento nacional que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela Astronomia e pela ciência em geral. A participação na OBA tem sido expressiva ao longo dos anos, com um aumento constante no número de escolas e alunos inscritos em todo o Brasil e em especial no município de Cajamar, com um aumento de inscritos e participantes.

A MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes, em particular, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.

Este ano, o Professor Osmar Martins Palácio Araújo Rocha inscreveu seus alunos das EMEBs Demétrio Ponte e Iran Gonçalves Carnaúba na OBA e seu objetivo foi o lançamento de foguetes que envolve conceitos de física e propulsão. Os alunos participantes tiveram a oportunidade de projetar, construir e lançar seus próprios foguetes, competindo para alcançar a maior distância e três alunos de cada escola conseguiram alcançar esse objetivo.

Os alunos contemplados foram:

EMEB IRAN GONÇALVES CARNAÚBA

  • Murilo Lins Angeolucci – 6ºB
  • Miguel Viana de Oliveira – 6ºA
  • Felipe Silva Santos – 6ºA

EMEB DEMÉTRIO RODRIGUES PONTES

  • João Pedro dos Santos Silvestre – 6º A
  • Yan Levi da Silva Cabral – 7º A
  • Kauane Vitória Costa Garcia – 8º B

O Secretário de Educação, Prof. Dr. Régis Souza, enfatiza a importância de incentivar os alunos a participarem de ações como esta. “Esse tipo de iniciativa proporciona a estudantes e professores novas descobertas, ideias, técnicas e conhecimentos, além de promover uma atividade extracurricular que contribui para o desenvolvimento global dos nossos jovens”, destaca o Secretário.


 




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.