01/03/2024 às 16h08min - Atualizada em 01/03/2024 às 16h08min

Cajamar será sede de novo aeroporto voltado para aviação executiva e transporte de cargas

A localização estratégica do terreno, próxima a uma linha férrea e rodovias, foi um dos principais fatores que influenciaram na decisão de estabelecer o novo terminal como um ponto central para o transporte de cargas na região.

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse nesta 2ª feira (26.fev.2024) que o aeroporto que será construído em Cajamar (SP) será voltado para a aviação executiva e o transporte de cargas. Foto: Ilustrativa
O município de Cajamar, foi escolhido para abrigar um novo aeroporto direcionado à aviação executiva e ao transporte de cargas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante uma entrevista ao programa "Macro em Pauta" da revista Exame.

De acordo com o ministro, a demanda por passageiros no Estado de São Paulo vem crescendo significativamente, e a construção de um novo terminal aéreo se faz necessária para atender a essa expansão. Estima-se que em até três anos, o número de viajantes no Brasil alcance a marca de 135 milhões, com um aumento de 15% na aviação em 2023, saltando de 98 milhões para 112 milhões de passageiros.

Com o aumento expressivo de viajantes, especialmente em São Paulo, o ministro ressaltou a importância de investir em novos aeroportos para evitar a sobrecarga dos terminais existentes, como o de Congonhas, que já opera no limite. O projeto do novo aeroporto em Cajamar é uma iniciativa antiga da CCR, empresa proprietária do terreno, que será desenvolvido como um centro para o transporte de mercadorias.

A localização estratégica do terreno, próxima a uma linha férrea e rodovias, foi um dos principais fatores que influenciaram na decisão de estabelecer o novo terminal como um ponto central para o transporte de cargas na região. Embora o ministro não tenha fornecido detalhes específicos sobre a capacidade e o início da construção do novo aeroporto, o Ministério de Portos e Aeroportos está conduzindo estudos para avaliar a viabilidade do empreendimento. A previsão é que esses estudos sejam concluídos até o final do primeiro semestre deste ano, abrindo caminho para o avanço do projeto e a realização de melhorias significativas na infraestrutura aeroportuária de São Paulo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp