20/03/2024 às 11h52min - Atualizada em 20/03/2024 às 11h52min

Outono começa e marca fim da onda de calor; frente fria chega amanhã

O Outono também marca o fim da onda de calor. O avanço de uma nova frente fria já deve trazer mudanças nas condições de tempo.

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
Quarta-feira (20) será de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Foto: Ricardo Rodrigues da Silva/Metrópole Regional

As altas temperaturas dos últimos dias já têm data para acabar. Além do início do Outono, esta quarta-feira (20) também marca o fim da onda de calor. O avanço de uma nova frente fria já deve trazer mudanças nas condições de tempo no primeiro dia da nova estação.

O fenômeno meteorológico deve provocar não apenas uma queda nas temperaturas ao redor do estado de São Paulo, podendo cair cerca de 8°C em alguns locais, como também risco de temporais em algumas regiões. A temperatura máxima em Cajamar nesta sexta-feira (22) não vai passar de 25ºC (veja mais abaixo).

De acordo com a previsão do Climatempo, a passagem do sistema na noite da quarta-feira (20) vai aumentar a condição de temporal sobre o Oeste e Sul do Rio Grande do Sul. Haverá muita entrada de umidade já provocando mais nuvens de chuva na metade norte do estado gaúcho e o risco de temporal aumenta na Serra e na capital Porto Alegre.

Fim da onda de calor e início do Outono

O primeiro dia do Outono ainda deve ser quente e abafado em São Paulo, assim como em Santa Catarina e no Paraná, com condição de pancadas moderadas a forte a partir da tarde, de acordo com o serviço de meteorologia.

Na quinta-feira (21), com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, as pancadas ganham mais intensidade em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, litoral Sul do Rio De Janeiro e na divisa dos dois estados com Minas Gerais. Neste dia, o risco de temporais aumenta – inclusive nas capitais.

O Climatempo explica que a passagem desta frente fria encerra o período de bloqueio atmosférico e marca o fim da onda de calor no país. “Teremos a entrada de um pouco de ar frio que vai aliviar o calor intenso em muitos estados brasileiros. A semana vai terminar com temperaturas mais baixas no Sul e no Sudeste e diminuição das temperaturas altas no Centro-Oeste do país”.

Frente fria em Cajamar

A região de Cajamar também deve ter um alívio no calorão com a passagem da frente fria. Moradores podem esperar chuvas mais volumosas e de caráter generalizado, bem distribuídas na região, assim como de uma queda nas temperaturas entre sexta-feira (22) e o final de semana, conforme aponta o Climatempo.

Para se ter uma ideia do que esperar, a previsão do Climatempo indica mínima de 20°C e máxima de 25°C para a sexta-feira (22), uma queda de 8°C na máxima em comparação com o dia anterior, já que a previsão de quinta-feira (21) é de mínima de 23°C e máxima de 33°C.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp