01/02/2023 às 14h01min - Atualizada em 01/02/2023 às 14h01min

Francisco Morato é a primeira cidade da região a receber sinal 5G em 2023

Apesar da liberação, apenas celulares já homologados pela Anatel poderão oferecer a internet de quinta geração

Da Redação - [email protected]
METRÓPOLE REGIONAL
Francisco Morato é a primeira cidade da região a ser contemplada pelo sinal 5G. Foto: SECOM

A chegada de 2023 trouxe consigo a liberação do sinal da internet móvel de quinta geração, o 5G, em Francisco Morato. Especialistas apontam que a nova tecnologia fará com que os celulares ofereçam mais serviços, e com maior qualidade.

Importante destacar que, para um aparelho oferecer o sinal, ele precisa ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
. Portanto, não são todos os celulares que oferecerão a tecnologia neste momento. A lista está disponível no site da Anatel.


Troca de antena

Diante da migração do sinal, as antenas parabólicas precisarão ser trocadas, conforme o 5G for chegando em cada região. A situação se assemelha ao momento em que o sinal analógico deixou de existir, e as pessoas precisaram do conversor digital.

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), da Anatel, tem um programa de distribuição gratuita da nova parabólica digital, conversor e cabos. Para fazer parte, é preciso se encaixar nos seguintes critérios:

  • Ser inscrito no CadÚnico;
  • Possuir uma antena parabólica tradicional, devidamente instalada e conectada à TV.

Quando o 5G chegar em determinada região, o morador pode verificar se tem direito à nova parabólica gratuita por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 24 04.

Já quem não estiver no CadÚnico precisará comprar um kit de antena novo, que pode variar entre R$ 500 e R$ 600. As antenas usadas pelas TVs por assinatura não precisarão ser trocadas.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp