08/02/2023 às 08h12min - Atualizada em 08/02/2023 às 08h12min

Lebron bate recorde de maior pontuador da história da NBA

O rei se tornou o principal cestinha da história da liga.

Henrique Esteves - [email protected]
METRÒPOLE REGIONAL
Reprodução
A noite dessa terça-feira (7) foi histórica para a NBA. LeBron James, ala do Los Angeles Lakers, marcou 38 pontos contra o Oklahoma City Thunder e se tornou o principal cestinha da história da liga na temporada regular, totalizando 38.390 contra 38.387 do ex-pivô Kareem Abdul-Jabbar, ídolo do Lakers e também do Milwaukee Bucks. Apesar da festa, o time da Califórnia foi derrotado em casa.

Faltavam 36 pontos quando a bola subiu pela primeira vez. Foram 8 no primeiro quarto e 12 no segundo contra o Oklahoma City Thunder, numa noite de terça-feira histórica em Los Angeles. A agressividade no ataque fez a espera não passar da terceira parcial. Com a cesta a 10,9 segundos do fim do período, ele ultrapassou a antiga marca de 38.387 de Kareem, e a festa atingiu o clímax como num filme de Hollywood.

O duelo parou para dezenas de fãs, amigos de infância, a mulher Savannah, os três filhos e a mãe, sócios, celebridades e profissionais da imprensa entrarem em quadra e exaltarem o ídolo. Um vídeo em homenagem aos 20 anos de uma gloriosa carreira foi apresentado nos telões. O comissário da NBA, Adam Silver, e Kareem Abdul-Jabbar em pessoa foram os mestres de cerimônia a partir de então.

- Um recorde que muitas pessoas achavam que jamais seria batido. LeBron, você é o maior pontuador da história da NBA - disse Silver. O astro ainda anotaria mais dois pontos no último quarto, com 38 no total do jogo, e deixaria a quadra com dores no pé esquerdo. São agora 38.390 na carreira.

Pivô dos Lakers nos anos 70 e 80, Kareem segurou uma bola e passou para as mãos de LeBron, num gesto simbólico e inesquecível para o mundo do esporte. O Rei não segurou as lágrimas.

- Poder estar com todas essas pessoas, todos esses ídolos aqui... Por favor, aplaudam de pé o Capitão [Kareem Abdul-Jabbar]. Isso é para minha esposa, meus meninos, minha mãe, todo mundo. Eu não seria eu sem vocês. Para a NBA, para Adam Silver, obrigado. Nunca poderia imaginar nada melhor do que essa noite em um milhão de anos. Obrigado, gente! - declarou James, após homenagem.

O astro já detinha o recorde de maior pontuador da história da NBA na soma de todos os jogos. Mas os duelos em playoffs não garantem igualdade de oportunidades. Sendo assim, a própria liga considera “o maior pontuador de todos os tempos” quem fez mais pontos apenas em temporadas regulares. A partir desta terça, e depois de 39 anos de reinado de Kareem, é LeBron James.

Para o Los Angeles Lakers, no entanto, a festa não foi completa. O time perdeu por 133 a 130, com 30 pontos e 8 assistências de Shai Gilgeous-Alexander, que jogará o primeiro All-Star Game da carreira no próximo dia 19.

Os Lakers têm, agora, campanha de 25 vitórias e 30 derrotas, na 13ª colocação da Conferência Oeste. Restam 27 jogos para que LeBron e companhia tentem uma vaga, ao menos, no play-in. Para isso, precisam alcançar, no mínimo, a décima posição, ocupada hoje pelo Utah Jazz (27-28). O próximo desafio é contra o MIlwaukee Bucks, na quinta-feira, também em Los Angeles.

 O Thunder, time mais jovem da temporada 2022-2023 da NBA, ocupa a 11ª colocação do Oeste (26-28). Sem muitas expectativas para esta campanha, o foco é dar rodagem aos seus novos talentos. Na próxima sexta-feira, o time vai a Portland para medir forças com os Blazers.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://metropoleregional.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp